Comportamento Dual Screen: Tweetando o que assistimos na Televisão

Compartilhar o que se assite na TV nas redes sociais já se tornou um hábito para a maioria do jovens, mas só agora alguns institutos de pesquisa estão acompanhando o fenômeno e gerando dados para o futuro da televisão.

Um estudo recente da agência Digital Clarity mostrou que 80% dos adultos com menos de 25 anos usam uma “segunda tela” pra se comunicar com os amigos, enquanto assistem TV e 72% usam twitter, facebook ou aplicativos mobile para comentar o que estão assistindo, segundo matéria do site BBC.

De acordo com uma pesquisa da Nielsen Mobile, mais de 85% dos usuários de PC e smartphones acessam a internet enquanto assistem TV. Não encontramos dados sobre a amostragem da pesquisa, por isso, os dados são diferentes (talvez complementares) aos dados da pesquisa Clarity.

Detalhes que merecem destaque:
– Apenas 24% estão olhando o conteúdo da TV na internet
– 56% estão mandando mensagem para famílias e amigos
– 40% estão nas redes sociais
– 37% estão vendo conteúdos não relacionados.

No Brasil, a “tendência” (que é vista todas as noites do horário nobre da TV no Trending Topics do Twitter), não é diferente. Um estudo do IBOPE Nielsen Online revela que 43% dos usuários brasileiros da web navegam e veem seus programas favoritos ao mesmo tempo pela TV.

Uma mídia não está substituindo a outra e nem os índices da televisão têm quedas de ibope significativas para temer o fenômeno, que já chamado por especialistas como “dual screen users” – no português, usuários de duas telas ou tela dupla.

No Brasil, as telenovelas são o alvo preferido dos usuários dual screen. Em segundo lugar, as notícias e, depois, filmes e transmissões esportivas completam o ranking das programações mais comentadas nas mídias sociais – Isso sem falar do Big Brother Brasil, um caso a parte, que merece um post específico.

Um dado interessante é que 60% dos entrevistados afirmam ter este comportamento (assistir TV e compartilhar comentários nas redes sociais) todos os dias. Ao contrário do que se pensa, a tendência é termos uma TV mais Social e com funcionalidades que permitam acessar e compartilhar o que estamos assistindo diretamente para as redes sociais.

Em 2009, a aposta dos pesquisadores era uma “one screen”, que permitisse tudo isso. Leia o artigo escrito para a Pós-graduação de Mídias Digitais sobre TV Digital e tire suas próprias conclusões.

TV Digital: uma experiência interativa ou uma TV com mais cores?

Patrícia Moura

Patrícia Moura é Publicitária, Especialista em Mídias Digitais e professora em cursos de Pós-graduação e MBAs em Marketing digital.

2 comentários sobre “Comportamento Dual Screen: Tweetando o que assistimos na Televisão

  1. Muito legal a pesquisa Miss, eu com 34 anos sou um usuário com comportamento “dual screen” e não sabia, mas esse seu texto e a pesquisa agora explicam muita coisa. Não me considero mais um alienígena ou um maluco hahaha.

  2. Concordo plenamente e eu já via isto a um tempo, é só observar os TTBr, geralmente são de palavras relacionadas ao que está passando naquele momento na TV… E eu me enquadro nisto, talvezes seja uma forma de mostrar que você está por dentro daquele assunto (que na maioria das vezes é tiração de onda… mas enfim) é isto mesmo, só não sei se a TV vai se ajustar de alguma forma a isto, alguns programas a gente já vê, o próprio Fantástico já te dá a deixa da hashtag do assunto na tela, achei interessante. Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>