Este glossário tem a função de reunir a definição dos termos mais utilizados pelos profissionais de Marketing Digital. Os verbetes entrarão pouco a pouco na página e podem ser comentados ou sugeridos pelo formulário de contato ou post correspondente sobre o Glossário.

Você vai notar que alguns termos estão linkados para a wikipedia, mas nem todos. Isso acontece pois estou criando e editando alguns verbetes da wikipedia em língua portuguesa.

Utilizem o verbete em trabalhos acadêmicos, posts, planejamentos, apresentações e aulas à vontade. Só não esqueçam de referenciar com a URL do glossário, conforme indica a política do creative commons.

 

TERMO DEFINIÇÃO
Advergame É o nome dado a estratégia de comunicação mercadológica (ferramenta do marketing) que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações ou pontos de vista.
Análise Swot O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa.
ARG É um tipo de jogo que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa. Os ARGs são caracterizados por envolver os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, a resolver os desafios e a interagir com as personagens do jogo. Este tipo de jogos desenvolve-se a partir de sites, e-mails, telefonemas, entre outros meios de comunicação comuns.
Aplicativos O aplicativo é um programa (software) de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas práticas, em geral ligadas ao trabalho em escritório ou empresarial. Aplicativos em redes sociais podem ser desenvolvidos para ser úteis aos usuários ou para fins de entretenimento.
Awareness Awarness é uma palavra da inglês que vem do adjetivo Aware, significando ter percepção de algo. Awarness significa o quanto uma pessoa ou cultura ou sociedade tem percepção de determinado assunto, fenômeno ou objeto.
Beta Termo usado para informar que um programa, site ou aplicativo está em versão de teste.
Beta Testing Beta testing: pré-teste de produtos selecionados com clientes e/ou formadores de opinião do nicho com objetivo de testar a recepção do produto no mercado, descobrir características inadequadas ou possíveis melhorias antes do lançamento para o público final.
Blog Também chamado deweblog ou blogue é uma página na internet onde são inseridos osartigos, ou “posts”. Eles podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a linha editorial da página
Blogueiro Produtor de conteúdo e autor do blog.
Buzz Marketing Estratégia de Marketing que mapeia indivíduos influenciadores ou experts a repassar um determinado conteúdo para suas redes de contato.  O objetivo do buzz marketing é gerar uma sólida notoriedade dentro de um segmento, economizando na publicidade em massa e tornando o conteúdo em alvo de discussões por um determinado período de tempo.
Call to Action Termo que designa o que o leitor deve fazer em resposta ao que lê em uma peça publicitária. “Clique aqui”, “responda”, “envie sua foto” são exemplos de call to action
Co-criação Co-criação é um conceito de marketing que designa uma forma de inovação que acontece quando as pessoas de fora da empresa como fornecedores, colaboradores e clientes associam-se com o negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas idéias.
Convergência O conceito de convergência se refera a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Existem, basicamente, três tipos de convergência: convergência tecnológica, convergência regulatória e convergência corporativa.
Crossmedia Uso de diferentes meios de comunicação em uma campanha, visando ampla divulgação e promoção de uma marca ou produto, resultando em maior impacto e interatividade ao público-alvo (consumidores habituais, prospects e potenciais).
DAU Do inglês, daily active users, corresponde ao resumo de sua contagem diária de usuários únicos. Ou seja, a contagem dos usuários que acessaram a sua página ou consumiram o conteúdo gerado pela página em um dia.
Engajamento Do francês engager, a palavra engajamento tem como significados: incitar, instigar, envolver ou levar alguém a se dedicar a alguma coisa ou causa.
Fan page Página do Facebook destinada a empresas ou marcas. Alguns autores defendem que as fan pages sejam o equivalente a “comunidade de consumidores ou fãs” das marcas.
Fandom Palavra de origem inglesa (Fan Kingdom), que correponde ao conteúdo criado pelos fãs, sendo dividido em: fanfics (histórias fictícias), fanarts (desenhos artísticos) ou fanzines (revistas em quadrinhos).
Feed O termo vem do verbo em inglês “alimentar”. Na prática,feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o “assinante” dofeed poderá ler imediatamente
Hashtag Tags são palavras-chave (relevantes) ou termos associado a uma informação. Hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo “#”, que designam o assunto o qual está se discutindo em tempo real no Twitter. As hashtags viram hiperlinks dentro da rede e indexáveis pelos mecanismos de busca.
Link Building Conjunto de estratégias planejadas com o objetivo de obter links referenciando uma página na web. O link building pode ser considerado uma tática de SEO (search engine optmization).
Lovemarks As lovemarks seriam marcas cuja credibilidade e reconhecimento no mercado reúnem um grande número de fãs ou entusiastas. A expressão foi criada por Kevin Roberts, CEO da agência Saatchi&Saatchi livro homônimo, lançado em 2004. O termo corresponde a relação de amor entre fã e marca, que transcende o limite do racional.
Marketing Viral É a disseminação proposital de uma informação, onde o próprio público espontâneamente se encarrega de ampliar a disseminação da informação para as suas redes sociais, tal qual um vírus. Autores como Henry Jenkins, rebatem a teoria da contaminação viral, visto que para disseminar para sua rede de contatos é necessário engajamento.
MAU Do inglês, monthly active users, corresponde ao resumo de sua contagem diária de usuários únicos em 30 dias. Ou seja, a contagem dos usuários que acessaram a sua página ou consumiram o conteúdo gerado pela página (usuários únicos).
Métricas Sociais Cada ação em mídia social tem seu objetivo e seu resultado. As métricas são dados que visam mensurar se estes objetivos foram alcançados. Alguns exemplos de métricas sociais são: as visualizações ou comentários de um blog, as interações em um Twitter corporativo, os downloads ou visualizações em determinado vídeo e, assim sucessivamente. Normalmente, as métricas sociais são apresentadas em um relatório ao final de uma ação ou campanha.