Os 10 principais eventos de Mídias Sociais no Brasil

Os eventos sempre foram uma parte importante do aprendizado em mídias sociais. Neles, além do famoso networking de corredor, coffee breaks e bar, nos confrontamos com ideias, experiências e dúvidas diferentes das nossas, que nos fazem refletir sobre a evolução do mercado que estamos inseridos.

Os eventos também nos fortalecem, nos ajudam a consolidar a presença física (e não só digital) das empresas e das marcas as quais trabalhamos. Nos ajudam a prospectar empregos e/ou clientes e, digo mais, ampliam até a nossa base de leitores do blog ou seguidores no twitter.

Sem os eventos, eu não teria a quantidade de contatos que tenho hoje. Foi dando a cara a tapa e pegando o microfrone na platéia e no palco que conquistei a admiração e amizade de muita gente. É com o microfone em punho que a gente se arrisca e que a gente aprende, independente do lado que esteja na sala.

Então, #ficaadica dos eventos imperdíveis que acontecem no Brasil, em diversas capitais todos os anos. As datas não são fixas, por isso, me ative apenas a linkar para o site e falar um pouco do que sei sobre cada um deles. Espero que muitos eventos surjam em 2012 e que possamos aprender juntos.

Ps: post inspirado na agenda da Remix Social Ideas.

1) Campus Party
www.campus-party.com.br

Um dos maiores eventos de tecnologia e cultura digital do planeta, está no Brasil desde 2008 e acontece em São Paulo, de 06 a 12 fevereiro de 2012. A cada ano, a Campus Party bate recorde de visitas e inscrições, ultrapassando o número de 7.000 campuseiros que assistem a palestras e debates por uma semana, dos mais diferentes temas (são oito arenas).

As inscrições começam em setembro de cada ano e são disputadas a tapa. As de 2012 já acabaram, mas prepare-se para passar a noite acordado tentando fechar a inscrição de 2013. Vale a pena e deve ser a última edição no Brasil.

2) Social Media Week
http://socialmediaweek.org/saopaulo/

Evento gratuito e simultâneo em 12 capitais mundo a fora, teve edições em 2011 em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2012, acontece apenas em São Paulo, dos dias 13 a 17 de fevereiro.

3) Youpix Festival
http://youpix.com.br/festival

O maior, senão único, festival de cultura digital brasileira acontece algumas vezes ao ano em São Paulo, desde 2009. Teve uma edição internacional em São Francisco, em outubro de 2011 e está aí pra gente se informar como o jovem lida, cria conteúdo e dissemina informação e memes na era digital.

A edição de 2012 acaba de ser informada via twitter e acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de abril. Fiquem ligados!

4) Social Media Brasil
http://www.mediaeducation.com.br/socialmediabrasil/

O evento acontece uma vez ao ano, em São Paulo, geralmente no mês de junho, vem se consolidando como o maior de mídias sociais no Brasil. Normalmente, dividido em dois dias, os participantes assistem a painéis dos mais variados temas, desde SEO, criatividade, ROI a transmedia storytelling.

5) Imasters InterCon
http://intercon.imasters.com.br/

O evento que acontece em sua cidade sede, São Paulo, costuma acontecer em meados de outubro. É um dos grande eventos da nossa área e conta com palestrantes nacionais e internacionais.

6) Compartilhando o Facebook
http://www.mediaeducation.com.br/facebookbrasil/

O primeiro evento dedicado a compreensão de campanhas e análises da plataforma digital que mais cresce no mundo, chegou a São Paulo em outubro de 2011 e, dada a sua repercussão, parece que veio pra ficar.

7) ExpOn
http://www.expon.com.br/

Evento de SEO, Links Patrocinados e Social Media, teve sua primeira edição em julho de 2011, em São Paulo

8 ) Circuito 4×1
http://circuito4x1.com.br/

O evento já esteve presente em oito cidades e vai de maio a dezembro: São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro.

9) O EDTED – Encontro de Design e Tecnologia Digital
http://www.edted.com.br/edted-16/

O evento já chegou a 10 cidades, normalmente, no segundo semestre do ano: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza e Recife.

10) Rio Content Market
http://www.riocontentmarket.com.br/

Evento tipicamente carioca, voltado para negócios nas áreas de mídia, produção digital e transmídia, acontece em 2012 entre 29 de fevereiro a 02 de março.

Patrícia Moura

Patrícia Moura é Publicitária, Especialista em Mídias Digitais e professora em cursos de Pós-graduação e MBAs em Marketing digital.

15 comentários sobre “Os 10 principais eventos de Mídias Sociais no Brasil

  1. Oi Miss Moura,
    Ótimo post e gostaria de mencionar também outros dois. Um, que não sei como vai ser, mas… um encontro de networking sobre startups. O outro é o Rio Info, que acontece, em geral agosto/setembro. participei ano passado e gostei bastante. Bjs, Cris Dissat

    • Oi, Cris. Obrigada pelo comentário.
      Acho que contemplei apenas um ou dois eventos recentes. No mais, a lista é de eventos que acontecem anualmente pro grande público.
      De toda forma, obrigada pela contribuição. Vou pesquisar mais sobre o Rio Info.

  2. Olá Cris, tudo bem?
    Indico também o SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira. É um seminário que traz discussões relevantes sobre o universo digital, especialmente para profissionais de marketing educacional e gestores das Instituições de Ensino brasileiras. O seminário acontece semestralmente em São Paulo e é gratuito, veja http://www.sadebr.com.br.
    Mesmo sendo um evento altamente segmentado, vale a pena mencioná-lo por sua importância no setor.
    Em abril acontecerá a 4o edição.

    Abraços,
    Nathália

Deixe uma resposta