Ponto Frio fatura 20 milhões com ações em redes sociais

Guilherme Perez, Coordenador de Marketing da Nova Pontocom apresentou case do Pinguim nas plataformas sociais, nesta manhã, no evento IAB Social Media Insights, em São Paulo.

Durante a palestra, Perez afirma que o faturamento em vendas do Ponto Frio através das ações integradas com Facebook e Twitter no ano de 2012 atingiram a incrível marca de R$20.000.000 (vinte milhões de reais).

De acordo com as palavras de Jeff Paiva – Diretor de Plataformas Digitais da agência NBS, os 20 milhõezinhos não consideram investimentos em mídia on-line, o que ele simplifica no twitter como anúncio.

Este é o maior faturamento de ações integradas em redes sociais já declarado por uma marca no Brasil até hoje. Acredito que, definitivamente, temos um case mais forte do que a Tecnisa para nos aprofundar e tirar insights para todo o mercado.

Benefícios do uso de personagens na comunicação em redes sociais

Como Professora da disciplina que envolve planejamento e criação de ações em redes sociais em cursos de MBA e Pós-graduação, sempre tento apresentar uma aula incluindo a temática dos personagens nas plataformas sociais. Confira abaixo alguns dos principais benefícios:

  • Ressaltam de maneira criativa os atributos da marca, produto ou serviço
  • Introduzem o consumidor no contexto da comunicação
  • Geram identificação entre marca e cliente, a partir da “liberdade editorial”
  • Funcionam como ferramentas para a neutralização da imagem da marca, quando a mesma possui alto índice de menções negativas.

Audiência e tom de comunicação do Pinguim

Atualmente, a presença digital do Ponto Frio atinge mais de 90 mil consumidores no Twitter e quase 800 mil no Facebook. O personagem tem um tom de comunicação jovem e criativo, que capta a atenção do público através da sua irreverência, bastante deslocado do tom institucional – “Pontia” e “Muak” são as formas do personagem desejar um bom dia e mandar beijinho para os consumidores. A linha editorial divertida também faz uso de “oportunidades” nas pautas do dia do Twitter e já repercutiu como mídia espontânea várias vezes nos principais jornais on-line.

Patrícia Moura

Patrícia Moura é Publicitária, Especialista em Mídias Digitais e professora em cursos de Pós-graduação e MBAs em Marketing digital.

17 comentários sobre “Ponto Frio fatura 20 milhões com ações em redes sociais

  1. Patricia, no evento, a Ponto Frio revelou a forma como mensurou estas informações e de que maneira cruzou os dados para saber quais vendas foram geradas especificamente por meio das mídias sociais?

    • Oi Robson. É a forma que costumo fazer também por aqui, mas vale saber se de repente eles promovem outro tipo de mensuração.
      Abs.

  2. Parabéns por nivelarem o nosso mercado por cima e nos trazer estes números, tão importantes para todos os clientes verem e acreditarem nas mídias sociais.

    E claro, parabéns a toda equipe, cliente e envolvidos no processo pois acredito que a soma de planejamento, execução e mensuração foi executado com primazia. Cheers!

  3. Acho meio difícil acreditar em números medidos dessa forma. Quantos desses usuários foram primeiro impactados por Search ou peças de mídia e só então compraram por redes sociais. Todos os créditos são das redes sociais?

    Não estou falando que o trabalho deles não seja muito bem feito, mas na minha cabeça esse é apenas um número solto para “fazer inveja” a concorrência.

  4. realmente a comunicação do pinguim com o publico é demais. Eu dificilmente compro da Ponto frio mas sou fã do modelo de mkt em midias sociais deles.

  5. Para quem duvida dos números, tenho quase certeza que são mais precisos do que vocês imaginam.

    Todos os links que o Ponto Frio lança nas redes sociais são acompanhados por variaveis (UTM do Analytics) que definem pro sistema de estatísticas a origem da visita, assim como a campanha. Logo, se um cliente fecha uma compra através de um link desses, é possível saber exatamente de qual rede ele veio, assim como de qual campanha ele veio, seja um tweet de bom dia, ou uma foto no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>